Projeto incentiva criação de hortas urbanas comunitárias em mais de 3 mil condomínios

Espalhar hortas urbanas em mais de três mil condomínios da cidade de São Paulo, ABC, interior e litoral do Estado, fortalecendo a sustentabilidade, a união entre vizinhos e a conexão com a natureza.

Esse é o principal objetivo do projeto “Nossa Horta”, iniciativa do grupo imobiliário Lello por meio do Lellolab – laboratório de inovação da vida em comum -, em parceria com a startup Loa Terra, que promove a ocupação ocupação e sustentável de espaços por meio da agricultura urbana.

A iniciativa, lançada em dezembro, visa ao aproveitamento de espaços subutilizados nas áreas comuns para o plantio de ervas, temperos e alimentos frescos e orgânicos para serem colhidos e consumidos pelos moradores e pela comunidade.

O piloto do projeto foi realizado na própria sede do Grupo Lello, um prédio comercial situado no bairro da Mooca, zona leste da capital paulista.

Um canteiro de plantas e flores no térreo da unidade foi transformado em uma grande horta, com plantio coletivo de tomates, manjericão, couve, alecrim, tomilho, salsinha e cebolinha, entre muitos outros. Os sócios-diretores do grupo, José Roberto de Toledo e Antonio Couto, além de toda a diretoria e alguns colaboradores, participaram da ação.

A ideia é levar o projeto “Nossa Horta” gradativamente aos condomínios residenciais e comerciais administrados pela Lello por todo o Estado de São Paulo, incentivando práticas sustentáveis nesses locais. “Esse projeto, mais do que transformar os espaços nos condomínios e nas empresas por meio da sustentabilidade, auxilia a conectar as pessoas que convivem diariamente nos condomínios da cidade e do Estado de São Paulo em favor do bem comum. Queremos cada vez mais estimular a prática de soluções socioambientalmente responsáveis e regenerativas no ecossistema dos condomínios”, afirma o diretor do Lellolab, Filipe Cassapo. “Muitas vezes as pessoas pensam em fazer uma horta mas esbarram na questão da falta de espaço. No entanto, muitos condomínios possuem canteiros que podem ser melhor aproveitados. Por isso o projeto “Nossa Horta” vem para mostrar que é possível reforçar o compromisso com a jardinagem agroecológica, com o bem-estar dos moradores e comunidades e com o futuro”, afirma Roberta Mourão, fundadora da startup “Loa Terra”, parceira da Lello nesta iniciativa.

Compartilhar

Notícias


Download de Arquivos de Convenção e Legislação

Empresário, para obter acesso ao download de nossos arquivos

Serviços aos Associados


O SEAC-MT disponibiliza aos seus Associados serviços importantes como o Programa Médico de Saúde Ocupacional, Serviços de Assistência Odontológica e auxílio aos Associados através da Comissão de Conciliação Prévia.

Cursos e Eventos


Os Cursos e Eventos da SEAC MT, têm como objetivo primordial aprimorar e desenvolver as habilidades dos participantes, incentivando-os ao compromisso e parceria com o meio em que atuam, se desenvolvem e se profissionalizam. Há ainda o desenvolvimento do espírito de cooperação, com a organização mais competitiva, a eliminação de conflitos e, como conseqüência, o aumento da produtividade.

Galerias


Conheça a História da SEAC MT

O SEAC-MT, como tantos outros sindicatos no país, derivou da antiga...

SAIBA MAIS

Vídeos